Algoritmos e lógica de programação
Tecnologia em sistemas para internet
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Apresentação do Professor
👨🏫 Apresentação do Professor
Nome: Diego Cordeiro de Oliveira
Formação: Bacharel em Ciência da Computação, Especialista em Engenharia de Sistemas
Experiência Profissional: Desenvolvedor (Python 🐍 & Ruby 💎), especialista em Docker 🐳, CI/CD 🚀 e GIT 🗂️
Experiência Acadêmica: Analista de TI e Professor desde 2013 👨💻
Ementa
Conceito de algoritmo, lógica de programação e programação estruturada. Representação de algoritmos: pseudo linguagem x diagramas x linguagem de programação. Tradução de algoritmos de alto nível para linguagem de máquina: compiladores, interpretadores, tradutores e montadores. Tipos de linguagens de programação: baixo nível, alto nível, linguagens compiladas e interpretadas. Sintaxe da linguagem de programação. Construção de algoritmos em linguagem de programação. Operador de atribuição, operadores aritméticos, lógicos e relacionais. Metodologia de desenvolvimento de algoritmos. Tipos de dados e declaração de variáveis e constantes. Comandos de entrada e saída de dados. Estruturas de decisão. Estruturas de repetição. Arrays (vetores e matrizes). Strings. Sub-rotinas (funções/métodos).
Objetivo Geral / Competências
- Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio do aluno por meio da exposição de uma sequência de soluções de problemas práticos na forma de algoritmos e de programas em Português Estruturado.
- Habilitar o estudante a enfrentar a formulação lógica de problemas com os quais terá de lidar em sua rotina profissional.
- Dar ênfase à necessidade de clareza de raciocínio, de planejamento prévio e de exatidão na aplicação do método escolhido.
Objetivos Específicos / Habilidades
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Usar variáveis, constantes, estruturas de controle (condicionais) e de repetição (loops) em algoritmos.
- Manipular arrays (vetores e matrizes) e utilizar sub-rotinas (funções/métodos) para modularizar código.
- Codificar e testar algoritmos em uma linguagem de programação específica, seguindo boas práticas de desenvolvimento.
Conteúdo Programático
- Conceito de Algoritmo
- Método para a construção de algoritmos
- Tipos de Algoritmos
- Descrição Narrativa
- Fluxograma
- Pseudocódigo ou portugol
- Exemplos de Algoritmos
- Instruções primitivas, variáveis e tipos de dados
- Definir instruções primitivas
- Definir os comandos de entrada e saída
- Definir tipos de dados e tipos de variáveis
- Utilizar variáveis
- Expressões e operadores
- Construir expressões
- Operadores aritméticos, relacionais e lógicos
- Estruturas de decisão se...então
- Representação de Algoritmos e Estruturas de Decisão Aninhadas
- Três representações de algoritmos
- Aninhar estruturas de decisão compostas se...senãose...então
- Estrutura de múltipla escolha
- Exercícios com Estruturas de Decisão
- Decisão simples
- Decisão composta
- Escolha
- Repetição Enquanto
- Estruturas sequenciais e não sequenciais
- Sintaxe do comando enquanto (teste no início)
- Repetição Para
- Sintaxe do comando para com variável de controle
- Definição do nome e passo de incremento/decremento
- Quando usar para vs. enquanto
- Estruturas Aninhadas: Enquanto e Para
- Exercícios de Repetição: Para e Enquanto
- Estruturas de Dados Homogêneas — Vetores
- Conceito e sintaxe
- Quando utilizar vetores
- Estruturas de Dados Homogêneas — Matrizes
- Conceito bidimensional
- Construção de algoritmos com matrizes
- Estruturas de Repetição — Exercícios
- Funções, Procedimentos, Parâmetros e Bibliotecas
- Conceito de subalgoritmos
- Tipos de subalgoritmos e elementos
- Sintaxe de funções
- Criação de funções
- Exercícios com Matrizes e Funções
Metodologia
Avaliação contínua, priorizando a verificação dos seguintes itens: participação nas atividades realizadas em sala de aula; execução dos trabalhos individuais; pontualidade na entrega dos trabalhos; provas, trabalhos, seminários, debates e pesquisas sobre o conteúdo programático e sobre conteúdos complementares.
Recursos
- As aulas serão ministradas utilizando recursos tecnológicos digitais.
- Aulas de exercícios com a participação dos alunos e com a orientação dos professores.
- Utilização da linguagem Potigol: https://potigol.github.io/docs/
- Ambientes virtuais: https://professordiegocordeiro.com.br/ e SUAP
- Laboratório de informática
Bibliografia
Básica:
- ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; CAMPOS, Edilene Aparecida Veneruchi de. Fundamentos da Programação de Computadores. 3ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
- MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à Programação com Python – 4ª Edição: Algoritmos e lógica de programação para iniciantes. Novatec Editora, 2024.
- OLIVEIRA, Nelson I. de. Lógica de Programação. Natal: SEDIS-UFRN, 2019.
Complementar:
- FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPÄCHER, Henri Frederico. Lógica de Programação – A construção de algoritmos e estrutura de dados. 3ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
- SOUZA, Marco A. Furlan de; GOMES, Marcelo Marques; SOARES, Marcio Vieira; CONCILIO, Ricardo. Algoritmos e Lógica de Programação. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
- XAVIER, Gley Fabiano Cardoso. Lógica de Programação. 12ª ed. São Paulo: Editora Senac, 2011.
- MANZANO, José Augusto N. G. Lógica Estruturada para Programação Computadores. 1ª ed. São Paulo: Editora Érica, 2002.
- LOPES, Anita; GARCIA, Guto. Introdução à Programação – 500 algoritmos resolvidos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Campos, 2002.
Atividade avaliativa referente aos conteúdos: - Conceitos iniciais de lógica de programação e algoritmos; - Instruções Primitivas, Variáveis e Tipos de Dados
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Algoritmos e lógica de programação
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Material ComplementarUma Introdução Ao Mundo Da Programação Instruções primitivas, variáveis e tipos de dados Expressões e operadores Representação de Algoritmos e Estruturas de Decisão Aninhadas Exercícios com Estruturas de Decisão Repetição Enquanto Repetição para Estruturas Aninhadas: ENQUANTO e PARA Exercícios de Estruturas de Repetição PARA e ENQUANTO Exercícios de Estruturas Aninhadas: enquanto e para Estruturas de Dados Homogêneas - Vetores Estruturas de Repetição – Exercícios Estruturas de dados homogêneas – Matrizes Funções, Procedimentos, Parâmetros e conceitos de bibliotecas Exercícios com Matrizes e Funções Linguagem Potigol
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